Criar uma Loja Virtual Grátis
Partilhe esta Página


Símbolo da Educação Física
Símbolo da Educação Física

Discóbolo (“O arremessador do disco”) feito de mármore, pelo escultor Myron, datado de 450 a.C. Atualmente encontra se no Museu Nazionale Romano na Itália em Roma. O arremesso de disco criado na Grécia mitológica, é a prova considerada mais antiga de arremesso no atletismo.

                                  Discóbolo de Myrón    Discóbolo de Myrón

Supõe-se que os discos eram feitos de pedra e não tinham o formato circular quanto os de hoje que sofreu aperfeiçoamento devido o tempo e a tecnologia. Este esporte foi muito popular na Grécia Antiga, levando vários artistas da época a estudá-lo, presumi-se que devido à variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: o discóbolo de Alcamenes e Myrón, além outros anônimos. (FERNANDES, 1978, p. 77).

Assim foi adotado como símbolo oficial pelo CONFEF em 2002 o discóbolo de Myrón, percebemos a graça dessa escultura e a real movimentação do arremessador.

CONFEF aprova como símbolo oficial dos Profissionais de Educação Física do Brasil, no Art. 1º, em seu parágrafo 1º - SÍMBOLO: Discóbolo - por estar baseado nos movimentos do corpo humano em ação. O Discóbolo de Myrón é a mais célebre das estátuas atléticas. Segundo pesquisa: “... o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto não parece contorcido pelo esforço, mas calmo e confiante na vitória". RESOLUÇÃO CONFEF nº 49/2002, Rio de Janeiro, 10 de Dezembro de 2002.

Um pouco de Myrón.

Myrón (+ c. 423 a.C.) foi o mais famoso escultor em bronze do Estilo Severo. Ele capturava o movimento paralisado, fixou em Discóbolo o instante complexo dos músculos organizados de todo o corpo, em sincronia com o impulso dos braços, inclusive com o cálculo sereno da cabeça pensante, nos mostra o atleta com o corpo flexionado, no instante anterior ao arremesso do disco; É uma figura em ação Seu equilíbrio baseia-se num equilíbrio dinâmico. Nesta e em outras esculturas clássicas pode-se apreciar a perfeita coesão das partes, todas contribuindo para um mesmo objetivo geral da composição.